Seu portal de fofoca

BBB 24: Saiba sobre o que é 1984, livro citado por Vanessa Lopes

Vanessa Lopes está confinada no Big Brother Brasil 24 e os efeitos da convivência já estão se manifestando na influenciadora. Acontece que, além de criar diversas teorias da conspiração sobre sua participação no reality, a jovem também citou uma obra clássica da literatura internacional em suas conversas.

Trata-se do livro 1984, de George Orwell, uma distopia que se mantém na lista de livros mais comprados nas livrarias. Com uma rápida menção de Vanessa Lopes no BBB 24, a obra voltou a viralizar e seu termo de pesquisa aumentou consideravelmente.

Acontece que Vanessa Lopes afirmou que o BBB foi inspirado no livro 1984, quando na verdade é o contrário. A obra de Orwell serviu como base para a criação não só do nome, como do formato do programa – que, ao contrário do que muitos pensam, não é original da Rede Globo.

Qual é a sinopse de ‘1984’?

1984 aborda uma sociedade governada por um regime autoritário, que é vigiada de forma constante pelo chamado Grande Irmão, ou seja Big Brother, em inglês. Por ser uma distopia, o livro mostra a sociedade em condições de extrema opressão, desespero e privação.

Neste universo, o líder assumiu o poder após uma guerra global, eliminando nações e criando três estados transcontinentais totalitários. Os personagens, por sua vez, se deparam constantemente com o slogan: “O Grande Irmão está de olho em você”, reforçando o monitoramento da população, posteriormente explanado pelo filósofo Michel Foucault no livro Vigiar e Punir. A história traz como protagonista Winston Smith, membro do Ministério da Verdade, que reescreve o passado afim de manipular as pessoas. Contudo, o passar do tempo mostra que o personagem questiona suas autoridades e chega a organizar uma revolta.

O autor, por sua vez, busca alerta sobre os perigos do totalitarismo em uma obra que permanece atual até os dias de hoje – principalmente em discussões voltadas à tecnologia, privacidade, redes sociais, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.